terça-feira, 24 de março de 2009

24 de Março - Dia Mundial de Combate à Tuberculose


O Dia Mundial da Tuberculose foi lançado, em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares.
24 de Março é o dia em que Robert Koch detectou o bacilo tuberculose .
A Tuberculose é uma doença crônica, infecto-contagiosa, produzida pelo Mycobacterium tuberculosis e que se caracteriza anátomo-patológicamente pela presença de granulomas e de necrose caseosa central, ainda representando um grande problema em Saúde Pública. Pode atingir todos os grupos etários, embora cerca de 85% dos casos ocorram em adultos e 90% em sua forma pulmonar. De cada 100 pessoas que se infectam com o bacilo, cerca de 10 a 20% adoecerão. Dados recentes do Ministério da Saúde indicam um aumento de sua incidência em todo o território nacional.
O contágio ocorre por via inalatória, a partir de aerossóis durante o ato da tosse, fala e espirro de pessoas eliminadoras de bacilos (bacilo de Koch). Os pacientes não bacilíferos e os que apresentam a forma extrapulmonar não oferecem risco significativo de contaminação. Os aerossóis ficam em suspensão no ar como gotículas microscópicas (chamadas de gotículas de Pflugge) que ao serem aspiradas por uma pessoa sã, ultrapassam os mecanismos de defesa da árvore respiratória vindo a se depositar nos alvéolos pulmonares onde então iniciarão o processo patológico da doença. Fato de importância é que um paciente após 2 semanas de tratamento correto faz com que os bacilos percam em infecciosidade e, praticamente, não há mais risco de infecção. Outras vias de transmissão são também possíveis como a digestiva, cutânea e outras, mas são raras e não possuem importância epidemiológica.
A tuberculose humana é quase exclusivamente causada pelo Mycobacteriumtuberculosis. Essa micobactéria se caracteriza por ser álcool-ácido-resistente(BAAR) em colorações feitas no exame de escarro ou outros líquidos, possuindo taxa de crescimento lento, levando em média seu cultivo em laboratório, cerca de 6 semanas (cultura). Tem a capacidade de permanecer em estado de latência fisiológica durante longo tempo, assumindo o poder de parasitismo intracelular.
São mais susceptíveis à doença a raça negra, os extremos etários (infância e velhice), a má nutrição e a promiscuidade, profissionais de saúde e mineiros portadores de silicose, o alcoolismo, uso de medicamentos como corticóides, portadores de outras doenças como o diabetes, neoplasias (mais comumente os linfomas e a AIDS) e a sarcoidose.
A vacina BCG (bacilo de Calmette-Guérin) é obtida pela atenuação do bacilo tuberculoso, sendo capaz de induzir a resistência ao indivíduo sem transmitir a doença. É usado por via intradérmica não havendo contra-indicação absoluta a seu uso, exceto pela presença de eczema ou piodermite extensa. É feita no primeiro mês de vida fornecendo proteção duradoura em 80% dos casos. A lesão provocada pela vacina leva de 2 a 3 meses até sua cura definitiva, tendo como complicações raras abcesso, adenopatias volumosas (ínguas) e úlcera crônica.
Diagnóstico e Tratamento
Devem ser investigados os pacientes com tosse com ou sem expectoração persistente por mais de 3 semanas, emagrecimento, hemoptise (eliminação de sangue no escarro) e principalmente com história epidemiológica sugestiva da doença. Os exames usados na tentativa do diagnóstico de certeza são a baciloscopia do escarro, a radiologia do tórax, o teste tuberculínico (PPD) que evidencia o contato prévio com o bacilo e a cultura do escarro ou outros líquido sem meio apropriado.
O tratamento é feito através de drogas, e é eficaz. Estas drogas produzem diversos efeitos colaterais e desta forma o acompanhamento médico é imperativo. O esquema atualmente mais utilizado é o RIP (rifampicina, isoniazida e pirazinamida) num esquema de seis meses de terapia, dito tríplice para diminuir a possibilidade de resistência das drogas e de diminuir a população bacteriana a curto prazo.


Fiz essa postagem por ser uma doença que já passou, graças a Deus, pela minha família, meu irmão teve tuberculose aos 20 anos, ele morava e trabalhava no interior de SP e utilizava trem para se descolacar, os médicos acham que foi aí que ocorreu o contágio.
Começou com uma gripe muito forte, um dia ele desmaiou no trem, foi socorrido, medicado e mandado para casa para ficar de repouso. Continuou com tosse e só, nem febre ele tinha.
Só descobrimos o que era uns 3 meses depois porque ele mudou de emprego e foi fazer os exames admissionais e no RX de tórax (que ele não tinha feito nenhum) apareceu a mancha, ele já tinha uma pequena perfuração.
O tratamento foi longo, 6 meses de medicação, todos nós em casa fizemos o exame e não tínhamos nada.
Todo o tratamento foi feito pelo SUS, no Hospital Guilherme Álvaro aqui em Santos, fomos muito bem tratados.
O reforço na alimentação também ajudou muito.
Fica aqui o alerta, pois podíamos ter perdido meu irmão, ainda jovem por conta de uma doença que tem cura.
Beijos, Carla.

9 comentários:

  1. Oi Carla!!!

    Graças a Deus já tem cura.

    Bom findi.

    Sonia

    ResponderExcluir
  2. Oi miga..adorei a materia.
    é muito bom falarmos desses assuntos.
    Miga passei aki pra dizer que tem um mimo pra vc no meu blog.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla!!!

    Como estas?

    Lindo fim de semana prá ti.

    Bjks no C2

    Sonia

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga. Enviei sua troquinha do coelhinho da páscoa dia 03/04 sexta
    Assim que receber me avise.
    Foi muito bom ser sua parceira.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  5. Olá Amiga
    Obrigada pelo Carinho eu fico muito Feliz em ter a sua Amizade .....Estamos muito Felizes com a gravidez e tambem estou muito Feliz em poder estar aqui de volta nesse nosso lindo mundinho
    BOA SEMANA
    Bjs
    Andrea

    ResponderExcluir
  6. Olá Carla
    Cheguei aqui através de outros blogs, gostei e vou voltar mais tarde para ver melhor, vou levar o macaquinho comigo, vou colaborar também com o símbolo do Planeta sustentável no meu blog.

    Gostei de saber que tudo correu bem com o seu irmão, felicidades e tudo de bom.

    Visite-me também em quiosquedeamizades@live.com.pt

    Beijos

    Paula

    ResponderExcluir
  7. hola! Eu realmente gostei deste blog

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e por seu comentário.
Deixe e-mail ou blog para que eu possa retornar sua visita.
Carla.