quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Parque com brinquedos inclusivos

Domingo (16/08/09) estava um sol maravilhoso aqui em Santos-SP e, já que não dá para frequentar lugares fechados por conta da H1N1 resolvi sair para a rua.
Fomos ao Parque Municipal Roberto Mário Santini, inaugurado em 26 de janeiro na plataforma do emissário submarino, local utilizado para lançamento de esgotos sanitários ou industriais no mar o local era anteriormente sem condições nenhuma de ser visitado, principalmente num passeio em família.

Foto retirada da Net

Com projeto assinado pelo arquiteto Ruy Ohtake o local ganhou o Museu do Surfe, pista profissional de skate, ciclovia, playground, mesas ao ar livre, heliponto e gibiteca.

Pista de cooper e ciclovia

Heliponto

Para os campeonatos de surfe, já que o local sempre foi o preferido pelos surfistas da região, foi construído junto ao quebra-mar uma arquibancada para 600 pessoas e sala para jurados, que conta com iluminação especial para competições noturnas.

Uma escultura comemorativa dos 100 da imigração japonesa, feita pela artista plástica Tomie Ohtake, enfeita a ponta do parque, braços abertos para o mar maravilhoso e grande parte da orla que pode ser avistado em toda a sua plenitude.


Escultura de Tomie Ohtake
Mas a maior surpresa foi encontrar um parque inclusivo, Vitória pode se divertir pela primeira vez em brinquedos em um parque, brinquedos que ela não tinha acesso de forma nenhuma: balanço e gira-gira, o que parecia ser uma gangorra estava quebrado e por isso não podemos dizer que foi 100%.

Gira-gira
Quando cheguei com a Vitória muitas crianças usavam esses brinquedos e foi com muito surpresa que, ao pedir para que dessem licença para que ela pudesse entrar , as pessoas se espantassem muito ao ver que aqueles brinquedos eram para isso: para que ela entrasse com sua cadeira e brincasse com as outras crianças.

Balanço

No local existe uma placa que mostra como o brinquedo deve ser usado e que explica o brinquedo inclusivo, mas a maioria das pessoas não reparam nisso, só mesmo quando chega alguém considerado "diferente" é que as pessoas percebem.

Vitória adorou a experiência e se sentiu feliz e livre em poder brincar com as outras crianças sem que eu a estivesse segurando ou amarrada.
Foi um passeio que, com certeza, iremos repetir muitas vezes.
E a partir desse dia, só chove por aqui... já estamos desanimados com esse tempo tão ruim.
Nem as artes tem me empolgado...
Fiz mais esse cachecol que a minha modelo Ana (fisioterapeuta da Vitória) já colocou e foi fotografada.

Beijos, Carla.





12 comentários:

  1. Oi Carla, já tinha lido que você morava em Santos, minha filha também mora aí, ela estuda na Unifesp, mora numa República no Gonzaga...
    Ela volta todas as semanas, ela já tinho ido neste parque, mas não estava pronto ainda, está lindo agora né, e que bom que tem brinquedos inclusivos...
    Qualquer dia passo por lá pra conhecer...

    Beijos...

    ResponderExcluir
  2. Olá Carla, estive lá no dia q tinham os balões, mas estava tão cheio q nem conheci tudo. Realmente as crianças ocupam todo o espaço dos brinquedos, mas ainda bem q pedindo eles dão licença... Beijos
    BEL.

    ResponderExcluir
  3. OI MINHA QUERIDA!!!!!!! TO DE VOLTA AO MEU BLOGUINHO!!! SAUDADE!!!! AINDA TO NO MEIO DA ARRUMAÇÃOMAS LOGO VAMOS NOS FALAR. HOJE QUE LIGARAM MEU SPEEDY. BJKS NA VIVI TB.

    ResponderExcluir
  4. OI AIMGA CONFIRME SUA PARTICIPAÇÃO NA TROQUINHA DIA DAS CRIANÇAS...
    BJÃO
    LUHH

    ResponderExcluir
  5. Mass essa sua filha é muito linda viu,

    ah, e tb estou aqui pra agradecer pela milésima vez o meu presentinho que é muiiito util, e vive dentro da minha bolsa qdo estou bordando algo..kkk
    Minha mãe ficou querendo um, coitada..eu disse a ela que depois eu comprava feltro e favia um porta agulhas pra ela .kkkk

    bjinhosss

    ResponderExcluir
  6. ola tdo bem???
    Adivinha só seremos parceiras na troca fadas e bruxas!!!
    Adorei a parceria novamente!!!

    bjussss

    ResponderExcluir
  7. Olá querida!

    Que lindo ficou o Parque!!! Eu não o conhecia.

    E o rostinho da Vitória deixa registrado a sua Felicidade.

    Mande beijinhos para ela e para sua mãe , ok?

    Abraços : Regina

    ResponderExcluir
  8. oi amore! to bem, mas to trabalhando muito. vc. sabe, alí é fogo. atendo de 90 a 100 em 4.30 hs. imagina? ando tão cansada, tenho trabalhado até aos sábados. o proximo agora vou trabalhar tb. temos muita coisa atrasada prá digitar. o povo não tem dado trégua. já to indo prá caminha!!!!!! bjks p/ duas.

    ResponderExcluir
  9. Oi Carla!!!

    Que bom que existe lugares públicos em condições que possam ser usado pela Vitória.

    E o trabalho de sobre as figuras folclóricas, deu certo?

    bjks e bom feriado.

    Sonia

    ResponderExcluir
  10. Ai que delícia ver a felicidade da Vivi! o cachecol ficou lindo e a modelo é muito charmosa! Parabéns amiga! Tenha uma ótima semana! Deus as abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  11. Adorei seu blog e quero parabaniza-la por ser além de mãe especial pois dá conta de casa, filhos e ainda fazer tanta coisa bonita você é super.Passa no meu humilde bloguinho e já sou sua seguidora e amiga Beijos!!!

    ResponderExcluir
  12. Olá. Passei para agradecer a sua visita no meu cantinho. Muito obrigada. Quanto as tags, eu as faço numa máquina, ja saem cortadas. Podes fazer em papéis lisos ou decorados. Tenho algumas disponíveis para venda, se te interessar é só dizer. Também podes fazer a mão. mande-me um endereço de email que te envio o modelo, depois é só recortar na cartolina ou no papel que quiser. meu email é euquefizPT@sapo.pt Beijinhos da Rosi - Eu Que Fiz.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e por seu comentário.
Deixe e-mail ou blog para que eu possa retornar sua visita.
Carla.