sexta-feira, 3 de julho de 2009

Vai encarar?

O livro
Com esse título polêmico é lançado o livro "Vai encarar? A nação (quase) invisível de pessoas com deficiência" de Claudia Matarazzo com consultoria de Mara Gabrilli.
Estivemos no lançamento aqui em Santos no dia 01/07/2009.

Adelina, Patty, Vitória e Claudia Matarazzo.


Foi um grande prazer ler o livro, ele é muito mais voltado a pessoa que não seja deficiente e que não conviva com uma, mas para quem tem alguém com deficiência ele é a porta que se abre para que se gere o assunto, como é meu caso aqui...

Claudia Matarazzo, Mara Gabrilli e Vitória.


Venho sugerir a leitura do mesmo porque como a Claudia diz ninguém está livre de se tornar um deficiente ( a maior causa de deficiências hoje em dia é por conta da violência urbana) e, além disso, nossos pais e todos nós vamos envelhecer e com isso ter a mobilidade reduzida de uma forma ou outra.

Hugo Duppre, Pauê, Claudia Matarazzo, Mara Gabrilli e Vitória. A moça de preto na foto, infelizmente não sei o nome, é a arquiteta que trabalha com a Mara.

Já vinha acompanhando os textos que a Claudia escreve na AT Revista, uma revista que acompanha o Jornal A Tribuna, que circula aqui na Baixada Santista, aos domingos.
Em muitos desses textos vi a minha situação com a Vitória muito bem retratada: o texto sobre os sapatos, quantas sapatarias e lojas já não desmontamos e saímos sem nenhum sapato, em tempo, Vivi calça 25, quer sapato de mocinha mas só encontra sapato de bebê, por não mexer o pé ele precisa ser muito fácil de calçar, muito macio e para ela, lindo!!! impossível!!!
O texto sobre as roupas, excelente, temos extrema dificuldade em encontrar calças, ela passa o dia sentada então as pernas tem que ser muito longas para a dobra no quadril e no joelho, na maioria da vezes as calças são de "defunto menor"ou "pesca siri", o gancho é tão curto que a fralda fica totalmente de fora, causando a ela extremo constrangimento e um incomodo enorme na região pélvica por estar sentada.
Com tudo isso, o livro e os textos, Claudia vem mostrando um deficiente que existe, está consumindo e está na vida.
Prestemos um pouco mais de atenção a eles, demonstremos nosso respeito pelo ser humano e não pela deficiência.
"Façamos aos outros o que queremos que fizessem a nós."
"Ame ao próximo como a ti mesmo."
Beijos, Carla.

6 comentários:

  1. Oi Carla!!!!

    Que "Vitória" terem esse espaço para lançar um livro que ajuda a perceber e porque não, encarar uma realidade como diz vc no texto, ninguém está livre dessa realidade.

    Fofa a Vitória!!!!

    Vc foi dez no vestido dela.

    Bjks e bom findi prá vcs.

    Sonia

    ResponderExcluir
  2. Adoraria ler o livro,meu filho tem 1 ano e 6 meses e tem apenas 18 por cento de visao não é considerado cego pela medicina oftalmolgica mais infelizmente convivemos com isso com muita dificuldade pq para ele chega tudo mais tarde o desenvolvimento dele demora mais...

    e vc tem razão temos que olhar om mais respeito a quem temdeficiencia euera uma que nem olhava mais agora passando por isso a gente tem uma visao mais ampla da situação...

    bjoss

    ResponderExcluir
  3. Olá Carla, pena q as pessoas (em geral - inclusive eu) ñ se dão conta das NECESSIDADES REAIS de um deficiente até estarem numa situação semelhante...Já li algumas reportagens c a Mara (geralmente sobre seu trabalho em SP) e a admiro pela sua luta em defesa aos DIREITOS dos DEFICIENTES, mas ñ sabia sobre o livro. A Vitória está LINDA!!! Precisamos marcar nosso encontro, já estamos em julho!!! Beijos
    BEL.

    ResponderExcluir
  4. Carla!!!

    Vou procurar saber onde fica e os detalhes para te informar, quem sabe consigo até fotos.

    Bjks e uma linda semana prá vcs.

    Sonia

    ResponderExcluir
  5. Olá Carla, hoje deveríamos estar comendo um bolo juntas p comemorarmos o seu aniversário rrrsss e nos conhecermos...mas com certeza ñ nos faltará oportunidades!!! Irei até o Sesc levar os pimpolhos p brincar.
    "PARABÉNS!!!FELICIDADE E $UCE$$O SEMPRE!!!" Beijos
    BEL.

    ResponderExcluir
  6. Oiiii!!! vim so pra te avisar que tem um presentinho pra voce no meu blog.

    Beijos em seu coraçao.....

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e por seu comentário.
Deixe e-mail ou blog para que eu possa retornar sua visita.
Carla.